O processo de otimização das vendas do e-commerce é uma tarefa desafiadora, mas necessária para o sucesso de qualquer negócio. Não adianta investir em um bom site, criar anúncios, gerar bons números de tráfego e depois apenas esperar pelo dinheiro.
É preciso seguir uma linha de raciocínio segmentada!
Só assim o site vai alcançar o perfil correto de comprador, ou seja, quem cria interesse genuíno ao encontrar seu conteúdo. São justamente essas pessoas que se transformam em clientes.
Criamos um conteúdo completo para que você desenvolva o plano de vendas ideal e faça com que o pesadelo do “abandono de carrinho” seja cada vez mais raro.
1. Invista em SEO
Bons números de tráfego são sempre bem-vindos, mas quando não existe um processo de qualificação, podem não adiantar muita coisa.
Pense em um e-commerce de sapatos. As taxas mensais de acesso chegam a 50.000, mas apenas 15 pessoas de fato compraram algum produto. Para você, este número é satisfatório?
Ao mesmo tempo, a concorrência conta com números mais tímidos, com tráfego de 10.000 visitas. O investimento em estratégias específicas, no entanto, fez com que no último mês 800 pessoas finalizassem a compra.
Uma das principais diferenças entre os dois exemplos é que o segundo deles, mesmo com um tráfego menor, sabe qualificar as pessoas que chegam até o site. O SEO é uma das melhores formas de colocar a ação em prática.
Otimizar todas as páginas para os mecanismos de busca faz com que um produto seja encontrado mais rápido e de forma mais eficiente. Pense em quantas pessoas gostariam de comprar um sapato (nada muito específico) e chegaram até a segunda página do Google buscando por alternativas. Difícil, não é?
Um bom posicionamento aumenta a sensação de confiança e segurança em relação à loja, principalmente caso o usuário ainda não conheça o seu negócio.
Para que isso aconteça, existem alguns pontos que merecem atenção:
- tamanho do conteúdo;
- uso de palavras-chave;
- estratégia de linkagem;
- título interno e SEO title.
2. Não se esqueça do conteúdo visual
Uma das principais diferenças do e-commerce para as lojas físicas é a impossibilidade de ver o produto ao vivo. Seja um sapato, um chuveiro, um carro ou um apartamento, lembre-se sempre que o comprador vai se basear no conteúdo visual do site.
Ou seja: pouca quantidade de fotos, qualidade ruim, edição exagerada e outros fatores técnicos podem destruir qualquer experiência de compra. Ofereça conteúdo visual suficiente para que as pessoas consigam ter a noção mais próxima da realidade.
Também é importante lembrar que cada nicho tem suas especificidades. Fotografias imobiliárias não seguem a mesma linha de raciocínio de fotografias de produtos do varejo, por exemplo.
Outra dica legal é adicionar recursos como zoom, imagens em 360° e panorâmicas, novamente levando em conta qual produto estará exposto.
3. Destaque avaliações de outros compradores
A experiência do cliente é potencializada quando vendas são humanizadas. Destacar depoimentos e avaliações de outros compradores mostra as implicações práticas daquele produto em diversas realidades, cenários e perfis diferentes.
Coloque-se no lugar das pessoas. Se você entra em um e-commerce e busca por “secador de cabelo”, encontrando uma opção sem nenhuma avaliação e outra com 50, qual das duas escolheria?
É importante investir no recurso mesmo quando existem comentários negativos. A melhor forma de lidar com eles é sempre com muita atenção, buscando entender de verdade o que pode ter acontecido naquele cenário específico e apresentando propostas de melhoria quando for o caso.
Acredite: o processo de confiança será construído de forma muito positiva!
4. Trabalhe em conjunto com as redes sociais
Um canal nas redes sociais — quando bem trabalhado, obviamente — pode se transformar em um dos principais aliados nas estratégias de divulgação e conversão da marca.
A edição de 2019 da Social Media Trends apontou dados importantes sobre o assunto:
- 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais;
- 62,6% consideram que elas têm um papel muito importante para as empresas;
- 42,1% já têm mais de 3 anos de uso.
No entanto, não adianta criar uma página no Instagram apenas para “marcar presença”: lembra-se do fator confiança? Como você se sentiria ao buscar pelo perfil de um e-commerce e ver que se trata de uma “página fantasma”, sem atividades e interações por meses?
Para não reproduzir a experiência negativa, escolha a rede social que faz mais sentido para o seu negócio e invista em um calendário de conteúdo conciso, periódico e segmentado.
Atualmente, as principais plataformas contam com um bom suporte para marcas, oferecendo análises e ferramentas de gerenciamento muito simples de usar. Também é possível anunciar nas redes com muito pouco: R$50 já é um valor que entrega bons resultados em termos de alcance e engajamento no Facebook ou Instagram!
Outro ponto importante da estratégia é a construção do reconhecimento de marca. Lembre-se do clichê “quem não é visto não é lembrado” e invista em conteúdo relevante capaz de gerar posicionamento e destaque dentro do seu nicho de atuação.
5. Priorize atenção e agilidade
Se alguém está comprando um celular no shopping e tem uma dúvida, é muito simples: é só chamar um vendedor. No caso do e-commerce, porém, aquela pessoa não existe. Compras podem ser feitas às 03 da manhã ou ao meio dia, e as dúvidas também não têm hora de chegada.
Por isso, é importante priorizar pela agilidade: não deixe o cliente esperando por longas horas ou até mesmo dias. No espaço de tempo entre o envio da dúvida e a resposta, tenha em mente que aquela pessoa pode se interessar por outras lojas ou até mesmo perder o interesse da compra.
Responda sempre com muita atenção e cuidado, além de se certificar que todas as questões foram solucionadas: com isso, a insatisfação na hora que o produto chegar vai ser muito menor.
O comportamento do público em uma era de alta informatização mudou muito e em meio a várias ações para melhorar as taxas de encantamento, a humanização da marca é uma das principais. Promova um diálogo em que a marca mostra que se importa de verdade com as dores do cliente.
6. Capriche no pós-venda
Um dos maiores erros de qualquer vendedor é “abandonar” o cliente depois da venda. Imagine quantas pessoas têm uma experiência positiva e mesmo que ainda não pensem em fazer novas compras, podem vir a fazê-las muito em breve!
Por isso, investir em um acompanhamento pós-venda é fundamental. Estratégias de e-mail marketing são ótimas aliadas para fidelizar uma pessoa e entregar aquele conteúdo especial de forma periódica. Assim, além de não se esquecer da sua marca, o usuário não vai perder nenhuma novidade!
Um outro ponto importante é criar canais de retorno e estimular o cliente a responder. Por exemplo: caso ele preencha o campo de feedback, dê um cupom de 5% de desconto na próxima compra. Ter as informações pode ser fundamental na hora de otimizar o site, produtos e outros fatores essenciais que aumentem as vendas do e-commerce.
7. Crie estratégias de Inbound Marketing
Já falamos sobre o SEO no início do post, mas além de otimizar a página do e-commerce, existem ações de Inbound Marketing que podem potencializar ainda mais o seu negócio. Para valorizar a importância da estratégia, pense que estamos em meio à mudanças radicais e muito rápidas no comportamento online de usuários.
Quando a prática de investir em anúncio pago na internet começou, o encantamento era grande. Afinal, pense na surpresa de ver o Facebook anunciando aqueles pares de tênis da moda justamente depois de você ter feito uma pesquisa no Google!
Agora, com maior nível de conhecimento — e certa maldade — muitos usuários já não caem mais na história. Bloqueadores de anúncio se tornaram realidade e são capazes de ocultar toda a estratégia investida por marcas ao redor do mundo.
Com o inbound, você não precisará criar a sensação de que o seu produto foi entregue de forma forçada para o público. É justamente o consumidor quem levantará a necessidade de fazer a compra, buscando por soluções online e eventualmente encontrando a sua página.
Desenvolver o Inbound não anula a necessidade de investir em mídia paga. Principalmente nas redes sociais (em que o alcance orgânico de marcas cai gradativamente), será preciso dar a devida atenção em impulsionamento de conteúdo.
O que vai acontecer é que a sua marca terá autoridade suficiente para investir menos dinheiro em mídia paga, já que será encontrada com maior facilidade.
É importante ressaltar que as estratégias devem ser aplicadas durante todo o processo de gestão de um e-commerce. Além disso, elas são resultado de uma construção contínua. Não abandone as ações quando achar que não estão dando resultado ou quando estão dando demais.
Um outro ponto de atenção é que, na maioria das vezes, não adianta fazer uma ou outra ação separadamente: elas funcionam muito bem em conjunto, mas, sozinhas podem não ter a força necessária para impulsionar a sua marca de forma esperada.
8. Use Marketplaces como aliados
Um marketplace é um grande ambiente online que incorpora diversos e-commerces e utiliza a credibilidade de uma grande corporação para dar segurança ao consumidor, além de ampliar o alcance de pequenos lojistas. Logo, um marketplace funciona como um grande shopping virtual, capaz de comportar diversas lojas virtuais em seu sistema.
Desse modo, ao cadastrar seus produtos em um desses ambientes virtuais, você pode aumentar as vendas, tendo em vista a maior visibilidade, mesmo que sua marca tenha pouco tempo de existência.
Portanto, uma estratégia muito inteligente é usar esse canal para ampliar a base de clientes e, por meio de um atendimento de qualidade, fidelizar o público e levá-lo para uma plataforma própria de compras. Assim, você aproveita a visibilidade de forma temporária, arcando com os custos que essa plataforma exige, e depois migra para um ambiente próprio.
Outro aspecto relevante se refere aos recursos de marketing e remarketing que essas empresas oferecem, permitindo que você tenha acesso a consumidores que estão prontos para a compra. Para você aproveitar ao máximo essa oportunidade, confira quais são os principais marketplaces do Brasil:
- Mercado Livre: é o maior marketplace da América Latina e oferece diversos serviços de comércio eletrônico para empresas e pessoas físicas. Além de contar com a confiança do público, o Mercado Livre dispõe de grande investimento em marketing e posicionamento de marca que contribuem para aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Magazine Luiza: o Magalu é um marketplace de varejo que oferece vários tipos de produtos, como eletrodomésticos, móveis e eletrônicos. Para quem trabalha com a comercialização de itens domésticos, presentes e brinquedos, essa pode ser uma excelente alternativa;
- Americanas.com: assim, como a alternativa anterior, a Americanas também funciona como um marketplace de produtos diversos como eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, moda, brinquedos, entre outras opções. Vale a pena comparar os custos de cada um para estabelecer qual vale a pena cadastrar seus produtos;
- Submarino: já o Submarino funciona como um marketplace de comércio eletrônico com produtos eletrodomésticos, eletrônicos, celulares, informática e livros;
- Dafiti: para quem trabalha no mercado da moda, essa é uma excelente alternativa para encontrar novos consumidores e expor seus produtos para milhões de brasileiros. Nesse marketplace, você consegue comercializar itens de vestuário feminino, masculino e infantil, além de poder vender itens de decoração.
9. Invista no pós-venda
Muitas pessoas se concentram em todas as etapas antes da venda e durante ela, mas poucos entendem a importância de adotar alguns cuidados pós-venda. Por meio desse tipo de atenção com o cliente, você consegue garantir a satisfação do consumidor, aumentar as vendas no e-commerce e deixar uma porta aberta para as compras futuras.
Além disso, uma experiência de compra de qualidade permite que o cliente possa recomendar sua loja online para outras pessoas. Esse marketing de indicação também representa um importante canal para a aquisição de clientes, trazendo excelentes resultados para a sua marca e melhorando as vendas online.
Desse modo, você consegue criar um negócio baseado em um modelo de receita recorrente, ou seja, naquele em que os atuais clientes são valorizados e chamados ao consumo de maneira periódica. Logo, isso aumenta sua previsibilidade de receita, reduz os riscos de investimento e oferece melhores condições para o desenvolvimento de novos projetos.
Para convidar seus consumidores a realizar compras futuras. Vale a pena utilizar as estratégias de e-mail marketing — com o devido cuidado para não exagerar no uso dessa ferramenta e desgastar o consumidor — criar ofertas personalizadas com base no perfil de seus clientes e utilizar os dados de compra do público para criar pacotes de desconto.
Também vale investir nas estratégias de marketing nas redes sociais para criar um relacionamento constante com seus clientes, solicitando feedbacks, pedindo dicas ao público, avaliações dos produtos e demais interações que geram informações relevantes para a tomada de decisão na empresa.
10. Use dados para melhorias
Ter uma boa base de dados é importante para encontrar quais são os pontos de melhoria possíveis para a empresa. Para isso, é necessário investir na elaboração de um histórico de vendas, cadastros e outras informações que sejam importantes para o seu e-commerce. Quanto maior o seu banco de dados, mais insumos você tem para fazer as análises.
Nesse sentido, o uso dele pode ser importante para verificar a efetividade das ações de marketing do negócio, entender qual é o perfil do cliente do seu e-commerce, ter mais detalhes sobre as vendas que estão sendo realizadas. Para isso, uma ótima alternativa é definir indicadores para os diversos setores da empresa.
Por meio deles, você tem informações suficientes e consegue interpretá-las de maneira inteligente. Por exemplo, se o retorno dos investimentos feitos no Marketing está sendo negativo, é preciso encontrar maneiras para ajustar as estratégias e conseguir melhorar a performance do negócio.
Além disso, os dados também podem ajudar em testes para verificar quais são as melhores ações a serem implementadas na empresa, como os testes A/B, por exemplo. Portanto, o uso de dados é um importante aliado para otimizar as vendas no e-commerce.
11. Entregue ótimas experiências ao consumidor
Além de utilizar os dados para conhecer o seu cliente, é preciso pensar em estratégias que ajudem a melhorar a experiência dele na hora de realizar as compras. Nesse sentido, existem várias boas práticas que você pode colocar em ação. Abaixo, destacamos algumas delas:
- conheça o seu cliente: ao entender qual é o perfil das pessoas que compram do seu negócio, é possível fazer otimizações para disponibilizar uma jornada de compra personalizada e melhor;
- ofereça boas opções de atendimento: o suporte ao consumidor é um aspecto fundamental para ter bons resultados. Nesse sentido, é importante ter vários canais e garantir agilidade na solução dos problemas;
- tenha uma plataforma otimizada: oferecer um site com carregamento rápido, com facilidade na hora de fazer buscas e com usabilidade de primeira é fundamental para que o consumidor tenha uma boa experiência;
- diversifique as opções de pagamento: um dos aspectos valorizados pelos clientes é a diversidade nas formas de pagamento. Por isso, vale incluir opções como cartão de crédito, débito, pix, boleto e vários outros;
- faça promoções exclusivas: o envio desse tipo de oferta ao e-mail dos clientes é uma ótima alternativa para maximizar as vendas. Pode-se utilizar, inclusive, os dados de compra para personalizar os envios.
Essas são algumas alternativas para melhorar a experiência do consumidor e conseguir otimizar as vendas do negócio. Portanto, vale a pena investir nesse tipo de ação para oferecer uma ótima jornada de consumo aos clientes.
12. Revise os processos internos quantas vezes precisar
Fazer a revisão dos processos internos do e-commerce é outro ponto importante para garantir uma boa jornada de compra e maximizar as vendas no negócio. Nesse sentido, é preciso ter bem claro a estrutura interna para saber o que precisa ser ajustado e quando é necessário fazer tais adaptações.
Por exemplo, é preciso acompanhar constantemente a velocidade do site para não ocorrer dificuldades que causem abandono de carrinho. Além disso, é possível que seja necessário atualizações na plataforma para mantê-la com bom funcionamento. Para isso, é importante ter um planejamento para evitar quedas e garantir que o e-commerce esteja à disposição.
Há outros processos que também podem impactar a imagem do negócio. Por exemplo, o controle de produtos disponíveis deve ser impecável para não gerar insatisfações. Além disso, é necessário entender os prazos de entrega e encontrar meios de reduzi-los, pois, isso permitirá aumentar a fidelização.
Tais aspectos precisam ser revisados constantemente e, sempre que necessário, é importante fazer ajustes para melhorar a jornada de compra. Assim, as chances de potencializar as vendas e os lucros do e-commerce são altas.
13. Tenha atenção a logística
Outro setor fundamental para garantir bons resultados ao e-commerce é a logística. Ela é imprescindível para aumentar a satisfação dos consumidores. Por exemplo, quem não fica feliz quando faz um pedido e ele chega antes do esperado?
Desse modo, é importante realizar o planejamento de rotas, entender como tornar o frete mais barato ou até gratuito, além de assegurar que todos os itens cheguem em perfeitas condições aos consumidores.
Além disso, é importante ter um FAQ para esclarecer as principais dúvidas dos potenciais clientes. Desse modo, você esvazia o seu atendimento e garante clareza a todos os processos do negócio.
Uma boa dica é encontrar boas parcerias. Encontrar transportadoras de confiança, que já tenham uma reputação de qualidade no mercado é uma ótima alternativa. Para isso, faça pesquisas para compreender as melhores opções disponíveis.
14. Disponibilize um atendimento de qualidade
O atendimento tende a ser um importante fator de decisão para os clientes. Isso acontece por conta do aumento do número de empresas nos diversos setores, contribuindo para reforçar a concorrência entre as marcas.
Por isso, criar um atendimento de qualidade, atencioso e humanizado faz com que sua empresa se diferencie no mercado. A capacidade de atender bem, inclusive, permite que você aumente seu preço sem perder consumidores, afinal, muitas pessoas estão dispostas a pagar mais para receber produtos de qualidade, entregues no prazo e com um atendimento eficiente.
Logo, vale a pena investir no treinamento da sua equipe, no uso de diversos canais de comunicação com os clientes e no oferecimento de vários meios de pagamento. Tudo isso contribui para criar uma experiência única, confortável e feliz para seus consumidores.
Construa a sua estratégia com base em muito estudo, planejamento e trabalho em equipe. Será apenas questão de tempo até que os resultados positivos se tornem realidade.
Se você acredita que está a um passo mais próximo de potencializar as vendas do e-commerce, avance nos estudos com nosso material completo sobre a modalidade de negócio!