Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.
Ela faz parte das nossas vidas. Está nas ruas, nos shoppings, dentro das nossas casas, no jornal, na revista, no celular, na internet. Para onde você olhar, ela está lá.
Estamos falando da publicidade, tão presente no nosso dia a dia!
Anúncios publicitários têm seu papel importante: eles servem para divulgar produtos, serviços e marcas, com o objetivo de estimular as relações comerciais.
Porém, para isso, eles invadem a nossa rotina – e muitas vezes não estamos a fim disso. Quem nunca perdeu a paciência com aquele anúncio chato no YouTube? Parece que sempre tem uma publicidade perturbando, querendo vender algo o tempo todo!
Mas será que ela é tão chata assim? Aposto que você já riu alto assistindo a um comercial na TV! Anúncios também emocionam, entretêm, fazem rir e chorar, e ainda informam sobre uma nova loja na cidade ou uma promoção imperdível.
Nesse post, vamos analisar tudo sobre a publicidade, desde a sua definição até os seus dilemas, para entender como ela funciona e qual o seu papel. Vamos lá?
O que é publicidade?
Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.
Porém, essa é uma definição limitante da publicidade, que envolve muito mais que a compra de um produto.
Publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais. Afinal, se ela está tão presente no nosso dia a dia, ela participa das nossas vidas.
Não por acaso, publicitários estão sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade, para que os anúncios gerem uma identificação com o consumidor.
Portanto, publicidade também pode ser compreendida como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores vigentes.
Apesar disso, muita gente acredita que a publicidade não reflete a sociedade simplesmente – ela incentiva e molda comportamentos. Por isso, ela precisa de regulações para evitar abusos, como veremos a seguir.
Portanto, a publicidade é polêmica. Às vezes, ela é vista como vilã, por incentivar o consumismo, influenciar comportamentos e invadir a nossa rotina.
Em outros momentos, ela pode ser a mocinha, que não tem culpa sobre as mazelas da sociedade e ainda cumpre a função de informar e entreter com criatividade.
Qual é a diferença entre publicidade e propaganda?
O fato de a publicidade e propaganda usarem técnicas comerciais faz com que algumas pessoas pensem que elas são a mesma coisa, porém ambas possuem diferenças.
Enquanto a publicidade reúne os meios de comunicação para promover produtos ou serviços de uma empresa ou organização para convencer o público a comprá-los, a propaganda é usada para disseminar uma mensagem que não precisa necessariamente ser comercial.
Por isso, enquanto na publicidade temos, como exemplo, anúncios que chamam a atenção dos consumidores, a propaganda é utilizada em outros tipos de ação com a intenção de convencer as pessoas a abraçarem uma ideia, tais como: eleições políticas, alistamento militar e campanhas de vacinação.
Quais são os tipos de publicidade?
Publicidade e propaganda estão mais presentes no nosso dia a dia do que você imagina. Seja na porta do metrô, nas redes sociais ou nos outdoors espalhados pelas ruas e estradas, as marcas se comunicam com o consumidor o tempo todo.
Saber gerir os tipos de publicidade e alinhá-los com a estratégia do negócio é fundamental para se obter sucesso. Veja a seguir quais são os tipos de publicidade!
Publicidade de produto
Esse tipo de publicidade tem como principal objetivo fazer a divulgação de determinado produto de uma empresa.
Para isso, você pode fazer uso de diversas estratégias, a fim de posicionar a mercadoria como referência no mercado. O mote da campanha pode ser a funcionalidade, status e até o preço.
Para fazer uma boa publicidade de produto, você pode aliar as estratégias abaixo.
Estimule o “boca a boca”
Também conhecida como buzz marketing, essa é uma estratégia bastante eficiente para conceder visibilidade para as marcas, e ela tem diversos benefícios, sendo a mais evidente o custo.
Você não vai precisar gastar quase nada, além da imaginação e uma boa estratégia para colocar a marca, literalmente, na boca do povo.
Lembre-se que para ter sucesso nessa estratégia você vai precisar disponibilizar um excelente atendimento e também disponibilizar alguns brindes para os clientes. Com isso, fica mais fácil estimular a disseminação de ideias sobre a marca frente ao público consumidor.
Promova eventos (presenciais ou virtuais)
Quer se aproximar do seu público? Uma boa forma de fazer isso é promovendo eventos com a divulgação da marca.
Porém, é importante que o evento tenha afinidade com o produto. Por exemplo, se o seu produto é um filtro solar, promover um campeonato de surf pode ser uma boa.
Para essa ação, você vai precisar de uma boa verba e tempo para planejar as atividades no dia.
Anuncie na internet
Os anúncios na internet ganham força a cada ano e, por isso, não podem ser ignorados. Além dos valores serem mais flexíveis do que as mídias tradicionais, eles oferecem a oportunidade de falar com as pessoas certas, ou seja, as pessoas da sua marca. =
Isso é possível, por exemplo, com a segmentação de gênero, faixa etária, localização e hábitos dos usuários. Como a concorrência pela atenção do usuário também é bastante acirrada no ambiente online, é importante, mais uma vez, usar a criatividade.
Publicidade de serviço
Seguindo a mesma lógica da publicidade de produtos, a publicidade de serviços serve para promover serviços e outras soluções. Ela é usada, por exemplo, para promover marcas de planos de saúde, bancos, empresas de telefonia, entre outros.
Acompanhe as dicas para fazer uma boa publicidade de serviços!
Alinhe os objetivos estratégicos do negócio
Quando o assunto é promover o desenvolvimento de uma marca, você precisa contar com um bom projeto estratégico de marketing, também chamado de planejamento estratégico de marcas.
Nele, deverão ser expostos os objetivos das ações de divulgação dos serviços, bem como o detalhamento para alcançar os resultados pretendidos.
Defina o público-alvo das atividades de publicidade
Saber exatamente quem é o consumidor do serviço vai ajudar você a otimizar os recursos e também se comunicar de forma efetiva com as suas personas.
Para defini-las, você vai precisar mapear os hábitos dos consumidores da marca e dos concorrentes, e buscar solucionar suas “dores” de forma atrativa e criativa.
Estar atento às tendências e acompanhar a transformação digital vai ajudar você a ter sucesso nessa missão.
Publicidade de promoção
Esse tipo de publicidade de promoção acontece quando as empresas almejam elevar a sua marca no mercado, seja falando de promoção no geral, ou para conceder descontos.
A ideia aqui é chamar a atenção do público-alvo e conceder vantagens para a aquisição do produto ou serviço.
O cuidado, nessa caso, fica por conta da periodicidade. É necessário usar essa estratégia de maneira cautelosa, pois os clientes podem se acostumar com a barganha, e voltar a cobrar o valor integral pode se tornar um desafio.
As marcas de produtos de roupas, por exemplo, costumam fazer queimas de estoque de acompanhando as estações do ano. Assim, uma queima de estoque para a primavera/verão e uma para outono/inverno já é o suficiente, além de conceder a possibilidade de renovar os estoques das lojas. A divulgação pode ser feita tanto nos canais online quanto offline.
Para todas as ações envolvendo os tipos de publicidade, você vai precisar de uma verba, contar com um bom planejamento estratégico de marketing, além de estar atento às tendências do mercado e as preferências do seu consumidor.